4 dicas importantes sobre como fortalecer a imunidade!
O sistema imunológico é o responsável pelos diversos mecanismos do corpo humano que trabalham para a defesa contra doenças. Uma simples falha desse sistema pode ser suficiente para que uma pessoa esteja suscetível a infecções ou vírus.
Por isso, é importante adotar hábitos que conservem e aumentem a imunidade. Essas ações se tornam ainda mais necessárias em momentos como o que estamos vivendo hoje em dia, quando todo o mundo enfrenta a ameaça do novo coronavírus.
Neste post, vamos trazer algumas dicas de como fortalecer a imunidade e, assim, diminuir o risco de contrair doenças. Acompanhe!
Como fortalecer a imunidade
Como falamos, a adoção de bons hábitos é a melhor maneira de fortalecer o sistema imunológico. A maioria deles são simples e podem ser feitos em casa, sem que seja necessário se expor ao risco de contaminação. Confira as nossas dicas!
1. Tenha uma alimentação equilibrada
Se você quer saber como fortalecer a imunidade, saiba que o primeiro passo é fornecer para o corpo todos os nutrientes necessários para que ele se mantenha saudável e consiga se defender.
Veja alguns grupos de alimentos que não podem deixar de ser ingeridos e exemplos de onde encontrar esses nutrientes:
- frutas ricas em vitamina C: laranja, abacaxi, limão e acerola, por exemplo;
- alimentos com efeito anti-inflamatório: gengibre, cúrcuma e própolis;
- frutas ricas em flavanoides: amora, morango, framboesa;
- alimentos com ação antiviral: alho e cebola;
- ômega 3: peixes, folhas escuras e azeite;
- gorduras boas: abacate, coco, castanhas;
- alimentos prebióticos: banana, aveia, batatas.
2. Evite vícios
O uso de algumas substâncias, como o álcool e o tabaco, além de causar dependência, também gera danos à imunidade e a outros sistemas do corpo humano. Algumas bebidas alcoólicas, como o vinho, podem trazer benefícios para a saúde, mas é necessário que sejam consumidas com moderação, em pequenas quantidades.
As drogas ilícitas também podem prejudicar os mecanismos de defesa do organismo, pois têm como efeitos colaterais a perda do apetite e da qualidade do sono, por exemplo.
3. Redobre os cuidados com a higiene
Lavar as mãos com frequência é o principal cuidado com a higiene quando falamos em contaminação. Essa é a parte do nosso corpo que mais tem contato com outras pessoas e objetos, e frequentemente levamos aos mãos ao rosto, mesmo sem perceber. Por isso, a higienização deve ser feita antes e após as refeições e sempre depois de tocar em objetos usados por outras pessoas. Ao chegar em casa, também é recomendado tomar um banho e colocar as roupas para lavar, pois elas também podem conter vírus.
Não devemos esquecer, ainda, dos itens de uso pessoal, como escovas de dentes, lençóis e toalhas, que precisam ser higienizados com frequência e não devem ser compartilhados com outras pessoas, ainda que moradores da mesma casa.
4. Hidrate-se com água alcalina
O corpo humano tem 70% de água em sua composição. Um ser humano pode passar até duas semanas sem comer, mas não sobrevive a tanto tempo sem hidratação. É por isso que beber água é uma das melhores maneiras de manter o bom funcionamento do organismo — e os efeitos são ainda mais positivos quando se consome água alcalina.
A água alcalina é a bebida que tem o pH acima de 7,5. Ela ajuda a equilibrar o potencial ácido do corpo e, por isso, hidrata melhor as células, além de melhorar a disposição e a absorção dos alimentos, combater a retenção de líquidos, ajudar na eliminação de toxinas, proteger artérias e prevenir doenças.
Junto com a adoção de outros hábitos saudáveis, o consumo de água alcalina fortalece a imunidade e combate o aparecimento de doenças, infecções e contaminações por vírus.
Você gostou de nossas dicas de como fortalecer a imunidade? Esses cuidados são muito importantes para ativar os mecanismos de defesa do corpo e garantir mais tranquilidade em tempos adversos, como o que estamos vivendo agora.
Para receber outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter agora mesmo!
3 Comentários