Você sabe o que é pH da água? Confira!

6 minutos para ler

A água é essencial para a nossa sobrevivência. Esse líquido constitui 70% do nosso corpo e é fundamental para o seu bom funcionamento. Por isso, não é à toa que os médicos recomendam o consumo mínimo de dois litros de água por dia.

Mas será que toda água é igual? A resposta é não. Para verificar se a bebida é própria para o nosso consumo, é necessário checar suas características, sendo o pH uma das principais propriedades químicas que influenciam a qualidade da água e afetam diretamente nossa saúde.

Afinal, o que é pH da água? Talvez você já tenha ouvido falar dele, mas será que você sabe exatamente do que se trata? E a água alcalina ionizada, qual seu pH? Continue a leitura para aprender conosco!

O que é pH da água

A sigla pH significa “potencial Hidrogeniônico”, uma medida para a concentração de íons hidrogênio (H+) em uma solução. Assim, é um indicador do nível de acidez ou alcalinidade de um líquido. Quanto maior a concentração de íons H+ na água, mais ácida ela será. Quanto menor a concentração desses íons, mais alcalina ou básica será a água.

O pH é medido em uma escala que vai de 0 a 14, sendo que o pH igual a 7 é considerado neutro. Valores abaixo de 7 são classificados como pH ácido e, acima de 7, como pH alcalino. Quanto menor o valor do pH, mais ácida é água e, quanto maior, mais alcalina ela é.

A escala é logarítmica, o que significa que a diferença entre duas unidades de pH corresponde a uma diferença de concentração de íons H+ igual a 10 vezes. Por exemplo, se um líquido tem pH igual a 6 e outro líquido tem pH igual a 5, este tem uma concentração de pH 10 vezes maior que aquele.

O suco de limão, por exemplo, tem pH menor que 7, sendo ácido. Exemplos de compostos com pH alcalino são os produtos de limpeza, como á água sanitária e os alvejantes. O pH do nosso sangue é aproximadamente igual a 7,4, sendo, portanto levemente alcalino.

Por meio de um mecanismo chamado tampão, o sangue é capaz de regular pequenas variações no pH, a fim de manter o equilíbrio do organismo. Por isso, é essencial que priorizemos o consumo de água e alimentos alcalinos.

Agora que você já sabe o que é pH, vai entender como ele influencia a qualidade da água e como escolher aquela que será melhor para sua saúde. Vamos lá?

O pH e a qualidade da água

O parâmetro varia com a origem do líquido. Vejamos, a seguir, qual o pH de alguns tipos de água.

pH da água ideal para consumo humano

A Portaria 2914 do Ministério da Saúde recomenda o pH de 6,0 a 9,5 como próprio para o consumo humano. No entanto, estudos já mostram vários benefícios do consumo de água alcalina, em especial aquelas com pH entre 8 a 10.

pH da água tratada

A água tratada, aquela que vem da torneira, tem o pH próximo da neutralidade ao sair da Estação de Tratamento de Água. Um dos problemas que pode estar associado ao consumo dessa água é sua alta concentração de cloro, que pode ter efeitos nocivos no nosso organismo, como o desenvolvimento de câncer.

pH da água mineral

As águas minerais podem ser ácidas ou básicas, a depender da fonte de extração. Como ela não passa por nenhum tipo de tratamento físico-químico, pode ser um risco à saúde, caso haja contaminação na fonte.

pH da água alcalina ionizada

Considera-se como água ionizada aquela que tem uma alta concentração de íons. Essa característica é conferida à água pelos purificadores. Eles realizam o processo de eletrólise, em que as moléculas de água são quebradas em íons positivos, H+, e negativos, OH-.

Além de ionizar a água, os purificadores também aumentam sua alcalinidade, deixando seu pH final na faixa de 8 a 10. Os benefícios do consumo da água alcalina ionizada são vários. Entre eles, podemos citar:

  • prevenção de câncer;
  • combate ao diabetes;
  • poder de hidratação superior ao da água comum;
  • ação antienvelhecimento;
  • fortalecimento da imunidade.

Outras características que afetam a qualidade da água

Há outros sinais que devem ser checados ao escolher a água que será consumida. Entenda quais são eles.

PRAL

PRAL é uma sigla em inglês para Potential Renal Acid Load, o que significa potencial de carga ácida renal. O conceito é utilizado para verificar se a água torna a urina ácida ou alcalina. O ideal para consumo humano é a água com PRAL negativo, o que ajuda a prevenir doenças.

Líquidos e alimentos com PRAL positivo, como os processados, por ter alto teor de sal, podem gerar sobrecarga nos rins, comprometendo a saúde global do corpo. Já a água alcalina ionizada tem PRAL negativo, sendo mais uma característica favorável à ingestão da bebida.

Redox negativo

O potencial redox — ou potencial de redução — mede a tendência de espécies químicas adquirirem elétrons e, portanto, serem reduzidas. A água com redox negativo tem poder antioxidante, que é uma propriedade da água alcalina ionizada.

Condutividade elétrica

A condutividade elétrica é uma medida indireta da concentração de minerais na água. Esses são importantes para o bom funcionamento do organismo, logo, a água ideal para consumo deve ter boa condutividade elétrica.

Lembre-se de ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente. Para não se esquecer, tenha sempre uma garrafa com você e divida o consumo em pequenas quantidades. Assim, beber água se tornará um hábito e você estará favorecendo sua saúde.

Agora que você já descobriu o que é pH da água e qual sua relação com a qualidade desse líquido, pode escolher a melhor para a sua saúde. Como vimos, a água alcalina ionizada é a escolha mais adequada, por ter o pH ideal e trazer vários benefícios, prevenindo doenças e retardando o envelhecimento.

Então, gostou de aprender conosco? Deixe seu comentário! Teremos prazer em responder as suas dúvidas.

*** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

Posts relacionados

Deixe um comentário