4 informações a respeito da troca do filtro de água do purificador!
Há quanto tempo você não troca o filtro de água do seu purificador? Se você segue as orientações do fabricante do equipamento, está de parabéns! No entanto, se não tem ideia da última vez que fez essa substituição, saiba que está colocando em risco a saúde e o bem-estar de toda a sua família.
Quer entender mais sobre essa prática? Continue a leitura, pois selecionamos as principais informações para você tomar os cuidados necessários a partir de agora. Vamos lá?
1. Qual é a importância da troca do filtro de água?
Filtrar a água é a maneira de torná-la segura para ser ingerida. Imagine que, até chegar à nossa casa, ela acumula diversas sujidades e micro-organismos que alteram a cor e o sabor, além de a deixarem perigosa para o consumo.
O filtro retém todas essas partículas e bactérias, deixando a água potável. Com o passar dos dias, porém, ele fica saturado e já não consegue mais exercer sua função. Se a peça não for trocada, o purificador não será mais eficiente. Portanto, trocá-la no tempo certo é indispensável para assegurar a qualidade da água que sai do equipamento.
2. Quais são os riscos do refil vencido?
Como dissemos, manter um refil vencido no purificador reduz a eficácia do equipamento. Isso significa que as substâncias e os micro-organismos nocivos continuam na água, o que coloca em risco a saúde de quem bebe.
O excesso de cloro, por exemplo, pode causar infecções. Já os metais pesados, como o chumbo, que a água carrega quando passa pelas tubulações, aumentam o risco de câncer. Vírus e bactérias também são um grande problema de uma filtragem ruim, pois tanto alteram o sabor e a aparência da água quanto podem provocar diversas doenças.
Sabia que até mesmo medicamentos podem ficar na água não filtrada? Pois é! Antibióticos, anticoncepcionais, antidepressivos e outros remédios permanecem ali, já que as estações de tratamento não conseguem neutralizá-los.
3. Qual deve ser a periodicidade da troca?
Agora que você já sabe a importância de trocar o filtro de água, é preciso entender qual é a periodicidade dessa prática. O tempo de mudança do refil varia muito, pois depende do modelo do purificador. Em geral, a recomendação é de três a seis meses de uso.
Essa variação é grande porque cada região apresenta um nível de impureza da água. Quanto mais sujidades na água, menos tempo de vida útil o refil tem. Por isso, além de observar o prazo da troca orientado pelo fabricante do purificador, você deve analisar a qualidade da água que está saindo do equipamento.
4. Quais os sinais que indicam o momento da troca?
De nada adianta trocar o refil no tempo máximo estipulado pelo fabricante se a água que chega até você pelas tubulações contém muitas impurezas. Logo, procure prestar atenção às características do líquido para definir o momento da troca.
É comum que filtros saturados tenham uma redução no volume de água que sai do purificador. Além do mais, a cor, o cheiro e o sabor da água ficam diferentes. Se ela precisa ser inodora, insípida e incolor, qualquer característica diferente disso já significa que chegou a hora de substituir o refil.
Como você pôde conferir, trocar o filtro de água no tempo certo é fundamental para garantir a eficácia do purificador. Portanto, leia com atenção as instruções do fabricante do equipamento e observe as características da água para saber quando tomar essa providência.
Quer encontrar o melhor purificador de água para a sua casa? Então acesse agora o site da Ideal Purificadores e conheça os nossos modelos!