10 malefícios causados por agrotóxicos na água e alimentos!

4 minutos para ler

Os pesticidas são produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas nas plantações. Muitas dessas substâncias são altamente tóxicas, tanto para nós, humanos, quanto para todo o meio ambiente. Pensando nisso, você sabe quais as são as consequências dos agrotóxicos na água para a saúde?

A contaminação de rios e lagos por agroquímicos ocorrem pelo lançamento intencional ou pelo escoamento a partir das áreas que foram tratadas. Dessa maneira, muito do que consumimos pode ser contaminado pelos defensivos agrícolas.

Por esse motivo, é preciso estar atento aos prejuízos causados pelos agrotóxicos na água e como reduzir esses danos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

Quais são os malefícios dos pesticidas?

Os agrotóxicos permanecem nos alimentos mesmo depois de lavados. Com o consumo diário de frutas, verduras e legumes que foram expostos aos pesticidas, podemos sofrer os efeitos cumulativos no organismo com os problemas de saúde. A seguir, confira os principais:

  1. câncer (pele, cérebro, mama, esôfago etc.);
  2. paralisia;
  3. alergias;
  4. lesões nos rins;
  5. dificuldades respiratórias;
  6. problemas neurológicos;
  7. alterações no sistema reprodutor masculino e feminino
  8. irritações na pele;
  9. aborto;
  10. má formação fetal.

Como reduzir os danos dos agrotóxicos nos alimentos?

A melhor maneira de evitar os agrotóxicos nos alimentos é apostando em vegetais orgânicos, pois são cultivados usando pesticidas naturais, que não prejudicam a saúde. Entretanto, nem sempre temos acesso a eles, já que ainda são produzidos e vendidos em baixa escala. Mas então, como fazer?

Existem alguns procedimentos que ajudam a reduzir os danos dos agroquímicos em nosso organismo. Assim, podemos consumir uma alimentação mais saudável e nutritiva, variada em frutas, verduras e legumes, com baixo risco de contaminação por tóxicos.

Prefira vegetais com casca

Quando não tiver acesso aos vegetais orgânicos, prefira as variedades que têm casca. Isso porque a casca forma uma barreira que impede que alguns agrotóxicos cheguem ao interior. Assim, você pode descascar esses alimentos e retirar as folhas para reduzir ingestão de pesticidas.

Utilize hipoclorito na higienização

O hipoclorito de sódio, mais conhecido como água sanitária, é amplamente usado na higienização de verduras que são consumidas cruas, como as folhas (alface, rúcula, agrião etc.). Realmente, ele ajuda a eliminar os microrganismos patogênicos, mas não é só isso.

Ele também é capaz de reduzir os agrotóxicos contidos na superfície dos vegetais. Para utilizá-lo, deixe o alimento imerso por alguns minutos em uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois, basta enxaguar em água corrente.

Aposte na água ozonizada

A água ozonizada traz diversos benefícios, sendo que um deles é reduzir a quantidade de agrotóxicos nos alimentos. Além de matar bactérias, vírus e fungos, deixar vegetais de molho na água ozonizada também ajuda a amenizar os agroquímicos.

Invista em filtros de água

Os filtros de água de melhor qualidade são capazes de filtrar não somente os microrganismos e sujidades prejudiciais à saúde, como também boa parte dos agrotóxicos. Por isso, é importante investir em um equipamento que seja confiável para obter uma água realmente pura e segura.

Os agrotóxicos na água e nos alimentos são grandes causadores de doenças. Entretanto, como não podemos deixar de ter uma alimentação variada e rica em frutas, verduras e legumes, a melhor maneira é colocar as dicas em prática para diminuir os danos provocados pelas substâncias.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e leve essas dicas para os seus amigos!

Posts relacionados

Deixe um comentário